domingo, 6 de janeiro de 2013

Indignação



Liberdade

No dicionário:

“s.f. Faculdade de fazer ou de não fazer qualquer coisa, de escolher.
Independência: conquistar a liberdade.”

Será se apenas supomos ser somos livres?

Será que toda aquela luta contra a ditadura foi apenas um conto de fadas?

“Estado oposto ao do cativeiro ou prisão: pôr um prisioneiro em liberdade; à escravidão: dar liberdade a um escravo; ao constrangimento: falar com inteira liberdade.” 

Em pleno 2013 estamos regredindo tanto que temo que daqui a pouco sejamos homens e mulheres das cavernas usando tabletes, ipod, e redes sociais.

É terrível essa constatação, de que não somos livres para respirar ou até mesmo viver nossas próprias vidas, ter nossas próprias ideias, até mesmo amar.

Acreditem, em pleno século XXI, há quem tente nos proibir de amar e ser amado, nenhuma ditadura é pior do que essa!

É ainda mais grave o fato de alguém usar as palavras da bíblia para dizer que o amor entre um homem e uma mulher não existe, a menos que essa mulher seja a mãe desse homem, e que o amor de um homem para com a mulher: “ termina logo,logo em briga e até em assassinato”.

Em meus tempos de psicologia, encantada por Freud, lia que o amor exacerbado de um homem para com sua mãe, significava tratar-se de um complexo de Édipo, trauma que pessoas carregam ao longo da vida e não conseguem manter relacionamentos com mulheres que não sejam como a figura de suas mães.

Não estou dizendo com isso que seja errado morrer de amores para com suas mães, tenho filhos, e adoro que eles me amem, mas eles sabem o lugar que ocupam em minha vida.

Essa semana, postei uma foto minha com meu amado esposo num espaço: Google+ com uma poesia que fiz pra ele, e escrevi na foto o seguinte dizer:  Amor pra toda vida!

Eu o amo pra toda vida sim! Esse é o meu sentimento, a minha vontade, tive a sorte de conhecer um homem honesto, bom, gentil, sensato, que cuida de mim e dos meus filhos e acima de tudo, me respeita demais, como não amá-lo? Como vou pensar em brigar com esse homem, ou se esse amor vai durar ou não, ou pior, como vou pensar em assassinato?

Isso tudo me fez refletir o seguinte:

Estamos sabendo mesmo fazer uso das redes sociais?

Os norte americanos acham que não, que Brasileiro quando se mete a fazer uso de uma rede, logo estraga tudo, o próprio criador do facebook, disse isso:

“O canal de notícias CNN disse que Mark Zuckerberg está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social Facebook. "Se por um lado, os brasileiros fazem o Facebook crescer, por outro estragam tudo”

Generalizam-nos, por conta de alguns, eu vejo pessoas fazendo bom uso das redes, vejo pessoas desaparecidas terem sido localizadas, devido aos compartilhamentos de fotografias ou histórias, vejo que pessoas de com coração tirando animais das ruas e conseguindo pra eles novos lares, eu mesmo já fiz isso, e nunca me senti tão útil.

O que me assusta nisso tudo é que pessoas usem essas mesmas ferramentas para escrever o que um cidadão que num devido site falou ser contra:

“BULLYING, A PEDOFILIA, A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, DROGAS,DESIGUALDADE RACIAL, VIOLÊNCIA NA ESCOLA, TABAGISMO PARA ADOLESCENTES “ 

Comentou na postagem em que estava à foto que citei ai em cima o seguinte:

“Amor pra toda vida, só de mãe, querida - o resto termina logo, logo em briga e até em assassinato. Iludidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa”
Primeiro o google+ é meu, o marido é meu, o sentimento é meu, e eu não convidei esse cidadão para fazer parte de minha rede, apenas o aceitei, isso não lhe dava o direito de escrever o que escreveu em uma fotografia de amor, se ele acha que o amor entre um homem e uma mulher é incapaz de existir guarde isso pra ele, ou dê sua opinião quando consultado.

Bem essa é minha forma de demonstrar indignação, não vou ficar trocando farpas com ninguém, o mundo anda precisando é de paz e muito amor, não de coisas toscas como essas, não quero fazer parte dessa coisa que acho tão vulgar e suja.

Eu quero ser livre!!!

E quem não quer????

Então toda vida que sentir que alguém ultrapassar os meus limites, eu vou ter essa atitude sim!!!

Pessoas como eu morreram, foram exilados, transfigurados, agredidos, presos, para que outras pessoas pudessem expressar o que sentiam o que queriam ou como gostariam de viver.
Quero ter a liberdade que sonhou Belchior

“Para abraçar meu irmão
E beijar minha menina
Na rua
É que se fez o meu lábio
O seu braço
E a minha voz...

Janaina Cruz

32 comentários:

  1. Oi Janaína,
    Seu texto não é surpresa pra mim. Ja vi de tudo nessa net ve é por isso que hoje eu limito muito tudo que eu faço. Tambem tenho um amor eterno e para sempre, mas evito de expo-lo. Na verdade nossa liberdade é limitada porque tem os idiotas de plantão. Então pra que se aborrecer??
    Liberdade, liberdade!
    Abra as asas sobre nós
    E que a voz da igualdade
    Seja sempre a nossa voz

    Quando isso acontecer aí sim, poderemos ser livres.
    Serenidade, coragem e sabedoria.
    Deixo um beijo carinhoso
    O casal é lindoooo de viver!☺
    ps: tem mini poesia nova, hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mundo é mesmo louco minha amiga, não podemos pregar o amor, que logo vem u maníaco com armas nas mãos, sejam essas armas cortantes de fogo ou de palavras...

      Excluir
  2. Oi Janaína,
    Realmente temos pessoas que não sabem fazer bom uso das redes sociais. Utilizam para causar transtornos, seduzir, enganar e acham que estão com tudo! Mas que bom que temos um certo discernimento e sabemos separar o joio do trigo. Eu mesma já andei deletando algumas figuras de minhas redes por não querer pessoas assim em meu circulo de amigos.Não ligue para tais comentários e, não tenha dúvida: pessoas assim devem ir direto para nossas lixeiras virtuais. Bom 2013 pra você. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As redes sociais tem mesmo que ser imitadas pela vida Roseli, e temos que vez por outra patrocinar um peneirão para nosso próprio bem, obrigada pela visita viu? Volte sempre vou amar!

      Excluir
  3. Liberdade só existe na teoria.
    Estamos sempre presa a algo ou alguém.
    Somos escravos o tempo todo sem que possamos fazer nada.
    No Facebook só encontrei "Santos", pessoas se alto valorizando. Pior é que pequei e preciso deste pecado chamado Facebook. rsrsr
    beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina ando achando o facebook um mundo cabuloso viu? Nunca vi tanta gente inteligente e tanta gente louca no mesmo lugar!!!

      Excluir
    2. Janaina, o Google foi esperto, primeiro veio com o blogger, criou uma rede entre pessoas que nunca se viram, agora ele joga o G+. O bom é que não fica aquela tapinhas de luvas sem direção. No face em sua maioria já pegam as mensagens prontas e ficam um enviando para o outro que já recebeu de outras pessoas.
      Beijos!!

      Excluir
  4. Enquanto a carruagem passa...os caes ladram...
    Ditado mais certo esse... se vingue continuando a ser feliz...
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei de amar sempre minha querida, mesmo que com isso malucos se enforquem!!!

      Excluir
  5. Amiga Janaina, fico a lembrar daquela música protesto que nós cantávamos:"Liberdade, abra as as sobre nós"
    Um abraço. Tenhas um ótimasmeana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou sempre cantá-la Dilmar, pois é preciso lembramos sempre que asas existem pra nós...

      Excluir
  6. Ah, eu tambem quero e sonho com esta liberdade Jana e assino tudo que voce se mostra indignada.Claro que sabemos de alguns "sem noção" usando as redes no que gera estas reflexões sobre elas por outros.Não podemos nunca mais permitir o fechamento a liberdade de expressão, mas que devemos nos policiar em nossas expressões que ferem, que desagregam ou mesmo as que levam à intolerancia tao comum nos dias atuais.Mas vamos que vamos amiga e que em 2013 possamos manter a sintonia e nosso sonho de um mundo melhor e que façamos de nossa arte uma ferramenta nesta promoção.
    Uma linda semana a voce com toda minha admiração.
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos esse direito meu amigo, repare bem que está na constituição que quem tentar interferir no nosso direito de ir e vir será punido com rigores!!!

      Excluir
  7. Minha querida

    Vocês são lindos...o vosso amor é lindo e por isso não ligues a pessoas que são frustradas e secas de sentimentos que não sabem amar.
    e concordo que não nos devemos calar quando nos sentimos mal.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se calamos impedimos o amor de reverberar... Adoro tua presença minha doce Rosa.

      Excluir
  8. Oi Janaína!
    E abençoado seja esse amor que une vocês!
    Infelizmente quem é invejoso, preconceituoso,mesquinho tem atitudes do tipo de tolher a liberdade dos outros.
    Infelizmente é o lado pobre do "Ser humano".
    Por isso admiro a cada dia mais os "animais" que desconhecem essas pobrezas humanas.
    Parabéns pelo texto, tema e sigam em paz e felizes pois o mundo precisa de pessoas com sinceridade, luz e amor como vocês tem.
    Os incomodados que se mudem!
    abração com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ghetti, vamos seguir amando e pedindo a proteção de Deus contra pessoas como esse rapaz que procurou tolher a nossa opinião.

      Excluir
  9. Minha querida Jana, antes de tudo quero desejar pra você e seu amado marido um ano cheio de realizações, que este ano só lhes traga coisas boas.

    Depois quero dizer que ando muito cansado de internet, justamente devido a seres mesquinhos e vulgares como esse, eles estão por todos os lados, desde aquele que só entende o básico de computadores aqueles que trabalham em suas salas com ar-condicionado e diploma na parede.

    São filhos do ódio e da escória, psicopatas sem vida que ficam de olho na vida de outras pessoas, estudando um jeito de tentar faze-las tão infeliz como eles são.

    Imagino como você disse, tantos seres que se acham humanos involuindo por completo, trazendo de volta o machismo nojento e chovinista de que uma mulher pode ser subjugada por qualquer homem, que homem? Homem de verdade não maltrata mulher, nem com grosseria, nem com palavras, nem com agressões, homem ama cuidar da mulher, homem adora quando sua amada abre para o mundo que ele é o amor da sua vida.

    E vocês merecem muito esse amor, conheço a tua história de vida, conheço as batalhas que enfrentou para chegar onde chegou, uma guerreira, doce, gentil, amiga, meiga.

    Tenho certeza que Leo é um grande homem, porque se não fosse, você não o teria escolhido para compartilhar sua vida, admiro-o, fico feliz porque tem alguém do seu lado que te cuida bem, que ama os seus filhos, e ama muito você.

    Voces são uma família linda, Deus os abençoou, não é qualquer idiota que sem ter o que fazer, escreve uma bosta, incitando ódio contra a mulher que deve se safar assim.

    Além de insulto, tem a promoção do ódio contra o ser feminino, tem a tentativa de interferência no seu direito líquido e certo de ir e vir, ele foi intolerante a sua liberdade, logo, isso é cabível de processo.

    Se mais pessoas processarem idiotas como esse, vamos tirar uma porção de psicopatas de circulação.

    Tens meu telefone, pode contar comigo pro que der e vier.

    Abraços ao casal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Luis, pode deixar a punição essa pessoa já deve estar tendo, a própria vida!!!

      Só quem é muito infeliz consegue tentar fazer infelizes outras pessoas.

      A infelicidade sabe se multiplicar como ninguém, resta-nos não aceitar esse tipo de presença e tornar o nosso silêncio nossa maior e melhor resposta, nossas palavras são preciosas demais pra gastarmos com qualquer um.

      Excluir
  10. Antes eu culpava a rede social... mas hoje vejo que sao as pessoas na rede que fazem ela ficar assim.

    Sobre o comentário dessa pessoa, tem gente que gosta de chutar o castelo de areia dos outros. (Sera que essa é também uma mensagem adicional dos 3 porquinhos?)


    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai saber Cristiano, acho mais fácil ser a história de um "recalcadinho" viu? rsrs

      Excluir
  11. Que a liberdade seja harmoniosa e com muita cumplicidade, tenha uma ano com LIBERDADE, saudades venha visitar meu Blog, beijos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pode acreditar que vou lutar pela minha liberdade até o ultimo segundo meu amigo, esse é um direito de todo mundo.

      Excluir
  12. Jana, hoje eu li uma frase no Twitter que combina com este post:

    Se você se incomoda com a felicidade das pessoas nas redes sociais. O problema é VOCÊ.

    Eu fico pensando a que nível chegam as pessoas. Se casais heterossexuais já passam por este tipo de coisa quando expõem o que sentem, imagine os homosssexuais.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esplendido Christian!!!

      O problema das redes sociais são pessoas pobres de espírito como esse cidadão que tentou tolher a minha liberdade.

      Excluir
  13. Olá.

    Ei, Janaina... um texto indignado e repleto de razão.
    Eu adotei certos comportamentos para me proteger destas ignorâncias cometidas por pessoas que acham que podem dizer e fazer o que bem querem, confundindo liberdade de expressão com intromissão. Por isto, de tempos em tempos eu me isolo das redes sociais e me policio nas coisas que posto... é o cúmulo agir assim por causa dos outros, mas a exposição das redes sociais me levou à isto. Tem horas em que dá vontade de jogar tudo pro alto e sumir... ir morar num lugar longe de toda esta babaquice e hipocrisia.
    Parabéns pelo teu texto... que saco este pentelho fazer isto. Continue firme nas suas crenças e convicções... é só isso que importa.

    Bom dia.

    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca desista de blogar meu amigo, suas lindas poesias não podem ficar escondidas por causa de gente sem noção.

      Excluir
  14. Deus é amor, ame Janaina!!! seja feliz!!! não de ouvidos a quem não tem coração... Você é gente! tem sentimentos, viva
    este seu amor... Forte abraço, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei de fazer isso sempre meu amigo, obrigada que Deus te abençoe imensamente.

      Excluir
  15. Janaína, gostei do texto e do blog. Liberdade é tudo. É uma das melhores coisas que temos e muitas vezes só se dá o devido valor quando perdemos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Sempre vou gostar de ler teus textos e que nunca me falte liberdade para lê-los. Parabéns pela abordagem desse tema sempre tão controverso que é a liberdade.. Abraços querida amiga. Rstou no Face...como Cassio Seagull onde posto todos os dias minhas poesias, as mesmas do Recanto das Letras.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...